01 julho 2012

Cesar Menotti e Fabiano se reúnem em clipe que festeja 90 anos do rádio e 40 da TV em cores


http://www.youtube.com/watch?v=lxlP1l_jUbg&feature=player_embedded


Há 90 anos, o rádio chegava ao Brasil. E há 40, a TV em cores. Para celebrar a data, mais de cem artistas se reuniram para a gravação de um clipe que festeja também uma data especial para todas as emissoras de rádio e TV. Maurício Kubrusly acompanhou essa gravação, em ritmo de festa. 


Parece uma bagunça, mas cada movimento é milimetricamente calculado. Os artistas estão juntos para cantar a mesma música. A letra desperta muitas lembranças. “Meu pai ligava o rádio todo dia às 5h. Ele queria acordar a casa inteira com o rádio. Ouvíamos os repentistas”, conta Elba Ramalho. 


“Eu ouvia música sertaneja”, diz o cantor Thiaguinho. “Eu ouvi as músicas de Roberto Carlos. Tocava na rádio, na casa da minha avó quando eu era pequenininha”, lembra Daniela Mercury. 


“Eu tinha um radinho de pilha, que meu avô adorava. Ouvíamos jogos de futebol também”, diz Paula Fernandes 


“Uma vez o Flamengo perdeu de 1 a 0. Eu joguei o rádio longe e quebrou”, conta Arlindo Cruz. 


“Quando foi chegando a televisão, a gente teve o privilégio, um momento sublime da TV brasileira com os festivais de musica”, diz o músico Kledir. 


Só que era em preto e branco. “A mulher dizia assim: ‘venham ver minha televisão colorida’. Ela botava um papel azul na frente da TV e a gente ficava vendo a televisão colorida. Mas não, era preto e branco, claro”, lembra a cantora Joana. 


De verdade, transmissão oficial em cores só em 1972, com imagens da Festa da Uva de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. “Televisão na minha casa foi ‘televizinho’ primeiro. A gente assistia à televisão do vizinho, da janela lá de casa”, diz Alcione. 


“Lembro daqueles videoclipes do Fantástico. Lembro quando eu vi a primeira vez o clipe ‘Thriller’, do Michael Jackson, e eu ficava morrendo de medo. Mesmo garota, eu já acompanhava as notícias políticas, e também quando a gente perdia alguém importante” conta Gaby Amarantos. 


“A morte do Ayrton Senna foi muito marcante”, afirma o cantor Ximbinha. 


“Lembro quando o Tancredo faleceu e o Milton Nascimento cantou a música ‘Coração de Estudante’ para vários jovens no Brasil inteiro”, diz Leo, da dupla Vitor e Leo. 


A gravação foi organizada pela Abert, Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, que também participou da festa e completa 50 anos agora em 2012. 

Nenhum comentário: