06 abril 2009

Guia São Paulo entrevista César Menotti...



NOTÍCIAS - ESPECIAIS

Entrevista: César Menotti


Maraísa Bueno

Tudo começou quando tocavam nas noites de Belo Horizonte e atraíram universitários para seus shows e conquistaram seu espaço e o sucesso de hoje. Além disso, públicos de todas as idades frequentam seus shows. A dupla César Menotti & Fabiano já lançou quatro discos e dois DVDs, sendo que o segundo disco, Palavras de Amor - Ao Vivo, que também gerou o primeiro DVD de mesmo nome, vendeu mais de 300 mil cópias. O hit do momento da dupla é a canção Ciumenta, do último trabalho, Voz do Coração Ao Vivo. Confira a entrevista com César Menotti a respeito do sertanejo universitário:

Guia da Semana: Antes do sucesso, o que cada um fazia?
César Menotti:
Estudamos teatro e atuamos, vendemos carro, suco de laranja nos semáforos de Belo Horizonte, trabalhamos em rádio e nos aventuramos até mesmo no garimpo.

Guia da Semana: Quais são as principais influências musicais da dupla?
César Menotti:
A nossa principal influência é a música de raiz e a música sertaneja romântica dos anos 70 e 80 que chamamos de "modão".

Guia da Semana: O atual sertanejo foi rotulado de sertanejo universitário, principalmente por ter conquistando o público que também frequenta shows de pagode ou forró. Para vocês, o que diferencia o sertanejo universitário do sertanejo tradicional e o de raiz? As letras continuam falando de amor ou traição?
César Menotti: Pra mim existem apenas dois tipos de música sertaneja: a raiz e a contemporânea. Na raiz, inclui-se o "estilão" criado por Carreiro & Carreirinho, o pagode de Tião Carreiro & Pardinho e até mesmo músicas mais românticas como as de Caçula & Marinheiro e Tibagi & Miltinho. Já na música contemporânea me refiro mesmo às duplas modernas de uma forma geral. Quanto aos rótulos, nós, em particular, não nos prendemos a nenhum. Afinal, o rótulo é criado pelos próprios artistas e não pelo público.

Guia da Semana: O que fez o estilo conquistar tanto esse público jovem?
César Menotti:
Creio que a simplicidade de nossa música e a felicidade de lançarmos um trabalho num momento que havia espaço pra se lançar coisas novas.

Guia da Semana: Vocês se consideram uma dupla de sertanejo universitário? Pois, muitas matérias a respeito do estilo citam vocês como a dupla precursora do estilo.
César Menotti:
Como disse anteriormente, o rótulo é criado pelos artistas, ok! Temos um grande respeito pelos universitários, pois foram eles que divulgaram nosso trabalho para o Brasil inteiro e são os grandes formadores de opinião. Mas, não somos nós que criamos esse rótulo e, como também já disse, não nos prendemos a nenhum rótulo.


Guia da Semana: Gostaria que falasse a respeito do público que vai ao show da dupla, pois agora não são somente os fãs que usam as roupas do estilo country. São também famílias, jovens que frenquentam baladas etc.
César Menotti:
Temos públicos de todas as idades e todas as classes, o que é uma grade realização para os artistas, atingirem a todas e não somente a uma tribo em especial.

Guia da Semana: Mesmo com todo o sucesso que o estilo faz e o público que conquistou, vocês acham que ainda exista um preconceito com relação ao sertanejo?
César Menotti:
Não, de forma nenhuma! Acredito que as pessoas têm o direito de simplesmente não gostar do nosso som. Nunca me senti discriminado.


Guia da Semana: O que esperam desse sucesso? Quais são os planos da dupla?
César Menotti:
Sempre esperamos fazer um bom trabalho e o sucesso ser o resultado deste trabalho. Nossos planos são cada vez mais fazer um trabalho com identidade e originalidade.