04 setembro 2008

ESTRÉIA PROGRAMA RANCHO UNIVERSITÁRIO NA FM 105.3



Publicada em 4/9/2008

Cidade
RANCHO UNIVERSITÁRIO

No ar as Quartas,seguindo a tendência,a onda FM 105,3,estreou o programa

DANIELLA OLIVEIRA
Especial para a Gazeta


Surgido há poucos anos, o sertanejo universitário, além de ser a onda do momento, mostra-se capaz de arrastar legiões de jovens a casas de shows. Pensando nessa tendência e no grande número de adeptos ao estilo musical, a Rádio Onda Livre FM 105,3 lançou na noite de ontem o programa Rancho Universitário, apresentado pelo locutores Sheba e Guina Santos.

Segundo o diretor artístico da emissora, Vinícius Savoi, a idéia principal é reunir cantores e universitários da cidade para participar da programação. “Será uma hora de música, dicas de festas, eventos de repúblicas e muita interatividade entre os jovens”, contou.

Na estréia do programa, a Onda Livre recebeu na sede da Avenida Estados Unidos, 1106, a banda Maate Quente, da cidade de Seberi, Rio Grande do Sul. Com 19 anos de experiência e 10 de estrada, Paulo Queiroz (vocal), Aldo Queiroz (acordeom e voz), Adavilson Wolman (acordeom e voz), Delmar Queiroz (guitarra e vocal), Polaco Queiroz (conta-baixo) e Almir Rodrigues (bateria) mostraram um pouco do que vêm apresentando nas casas countries de São Paulo. “Nosso estilo é como se fosse um batidão sertanejo. No Sul esse ritmo é denominado ‘vanera’”, contou o vocalista Paulo.

A banda Maate Quente aproveitou a oportunidade para lançar seu sétimo CD. Com a música “Menos pra você”, mais conhecida pelo refrão “Bola de papel”, os cantores já venderam quase 250 mil cópias. “Estamos muito contentes com a abertura desse espaço. É importante saber que nossa música vanera está conquistando público dessa região”, disse Aldo Queiroz.


Em relação ao estilo musical do Rancho Universitário, cantores como César Menotti & Fabiano, Victor & Léo, Jorge Matheus, João Bosco & Vinícius são exemplos de verdadeiros ídolos do movimento. Assim como o pagode e o forró universitário, a receita de sucesso do novo sertanejo é apostar na regravação de canções de artistas conhecidos, porém, com um estilo de produção diferenciado. Acrescentando ritmos mais dançantes e populares às raízes sertanejas. “Esses artistas emplacam sucessos no circuito universitário das grandes cidades. É quase impossível agendar um show com eles”, enfatizou Savoi.

OPINIÕES. De uma maneira diversificada e criativa, a equipe de produção do programa promete iniciar uma nova fase, tanto para cantores quanto para o público universitário de Piracicaba. Na festa de inauguração do Rancho Universitário, no Espaço Gourmet da Gazeta, a rádio Onda Livre recebeu alunos de cinco repúblicas de Piracicaba. Para o estudante Túlio Bertoncello Monteiro, da república Bacanal, a iniciativa foi excelente. “O sertanejo universitário está na moda, por isso é bem legal uma rádio apoiar esse tipo de evento". Juliana Zanatta, da Bem-me-quer, disse que será uma programação interessante. “Divertidíssimo. Vai atrair vários estudantes”. Representando a república Giripoca, Cintura Pizzolato acha que a idéia é promissora para o ritmo musical. "Esse envolvimento poderá facilitar os contatos para possíveis shows na cidade". Henrique Damato, da Perdição, salientou que a proposta deve fortalecer o estilo sertanejo.

“Reunir o pessoal das faculdades da cidade é o melhor. Precisamos de integração entre os universitários daqui, por isso parabenizo o programa”, opinou Marco Antonio Gaitan, da república Senzala.

SERVIÇO

Quartas-feiras

O Rancho Universitário vai ao ar às quartas-feiras, das 19 às 20 horas, na Onda Livre FM 105,3