Falamos com César Menotti e Fabiano!
Época em que foram atores de teatro foi um dos temas da entrevista exclusiva
Danilo Sardinha
Os Paparazzi
Eles tinham o sonho de ir a Nova York, levar as namoradas. Mas, como não há lugar melhor do que BH, resolveram ficar porque é ali que amam e querem estar. Quando o assunto é sentimento, muitos causos podem contar. Para conquistar as mulheres, por exemplo, mandaram mensagens para elas. Porém, as palavras de amor foram jogadas ao vento. E quando já estavam à beira da loucura, fizeram leilões para ver quem dava mais pelos seus corações.
São histórias como essas que fazem de César Menotti e Fabiano uma das duplas sertanejas mais renomadas do Brasil. Com vozes inconfundíveis, alcançaram grandes marcas no meio musical. Além dos discos de ouro, faturaram em 2008 o Grammy Latino na categoria álbum romântico.
Prêmios como esses são frutos de muito trabalho e também da genética. César e Fabiano trazem o sertanejo no DNA. Filhos de Toninho do Ouro, um garimpeiro fanático pela música caipira, escutam o estilo desde a infância. A partir de então, a viola já se mostrava uma companheira inseparável.
Mas, para alcançar o sucesso, eles já passaram por muitos palcos. Alguns, inclusive, como atores de teatro. Em entrevista exclusiva ao OsPaparazzi, César Menotti e Fabiano relembram esse tempo e falam sobre as músicas de raiz, o sertanejo universitário, a carreira, entre outros assuntos.
OSPAPARAZZI – O pai de vocês foi o grande incentivador da dupla. De que forma ele dava esses incentivos?
César Menotti e Fabiano: O incentivo foi basicamente a nossa criação. Fomos criados ouvindo música de raiz e música sertaneja. E o maior incentivo de todos foi a liberdade que os nossos pais nos deram de fazermos o que nós gostávamos.
OSPAPARAZZI – A primeira dupla que se formou na família foi “Fábio e Fabiano”. Por que houve a saída do Fábio para a entrada do César?
Fabiano: Na verdade, não houve uma saída. O Fábio cantou comigo, cantou depois com o César e depois formamos um trio que, além das apresentações musicais, apresentava peças de teatro. Ele (o Fábio) continua trabalhando conosco, mas na parte empresarial, que era o que ele fazia mesmo quando apresentávamos juntos. Então essa transição foi natural.
OSPAPARAZZI – Antes de conquistarem um lugar nos grandes palcos, vocês tocaram em diversos lugares, como botecos e casas de amigos. Chegaram, inclusive, a fazer apresentações fantasiados em algumas festas. Como era essa fase e qual o aprendizado que ela deixou?
César Menotti e Fabiano: É justamente essa fase - a do teatro - que foi muito importante para nós como dupla, pois desde essa época tínhamos contato com o palco. Isso sem falar que o teatro exige muita espontaneidade e improviso. Quando começamos a nos apresentar como dupla, vimos o tanto que isso foi bom para a nossa carreira.
OSPAPARAZZI – Existe alguma história marcante ou engraçada que ilustre essa fase?
César Menotti e Fabiano: Existem muitas histórias engraçadas, mas tem coisas que só têm graça mesmo se a gente sentar numa mesa e começarmos a contar para vocês. Aí vocês iriam rir muito, assim como chorar também.
Primeiro CD da dupla foi lançado em 2004
OSPAPARAZZI – Por terem o sertanejo de raiz como principal referência, vocês cantam nos shows algumas músicas desse estilo. Qual o segredo para fazer músicas caipiras caírem no gosto da geração atual?
César Menotti e Fabiano: O segredo é ser autêntico e cantar o que faz parte da sua alma. A música caipira faz parte da nossa. Nós cantamos o que gostamos de ouvir e o público se identifica com isso, tanto que o auge do nosso show é o momento dos “banquinhos”, onde cantamos as modas de viola.
OSPAPARAZZI – O sertanejo de raiz é um pouco desprezado atualmente. Como enxergam essa situação?
César Menotti e Fabiano: Na verdade, ele não é desprezado. O que aconteceu foi uma evolução natural da música. Hoje, existem muitos mais cantores e duplas cantando e divulgando o sertanejo moderno, do que cantores e duplas cantando modas de viola. Mas quem é o autêntico sertanejo tem respeito, admiração e canta em seus shows essas músicas.
OSPAPARAZZI – Vocês são um dos precursores do sertanejo universitário. Por que decidiram incrementar um novo ritmo na música sertaneja?
César Menotti e Fabiano: Em 2001, começamos a fazer show em bares e boates de Belo Horizonte. Tivemos a felicidade de ser a primeira dupla da nova geração a ter um trabalho reconhecido em todo Brasil. Mas outras duplas já cantavam e faziam sucesso no interior. Então não colocamos nenhum novo ritmo no sertanejo, só tocávamos a música antiga de uma forma mais animada e o público se identificou muito. A resposta deles é o que acontece hoje com o sertanejo.
Mas temos que lembrar também que esse lugar que o sertanejo atinge hoje já vinha sendo preparado por João Mineiro & Marciano, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone e todos os outros que fazem parte dessa sequência.
OSPAPARAZZI – Como foi a recepção dos sertanejos mais tradicionais a este novo estilo no
meio?
César Menotti e Fabiano: Foi a melhor possível! Tanto que já fizemos participações com o Durval & Davi, Gian & Giovani, Mato Grosso & Matias e Chitãozinho & Xororó, até com o Roberto Carlos. Então não precisamos dizer mais nada. Uma recepção melhor do que essa seria impossível de acontecer.
OSPAPARAZZI – As músicas de vocês estão, frequentemente, entre as mais tocadas. Como explicam esse sucesso?
César Menotti e Fabiano: Acredito que essa porta foi aberta pela música sertaneja. Conseguir fazer com que as nossas canções fossem executadas em rádios de todo país e na TV também. Para se ter uma idéia, a novela “Araguaia” é a terceira novela consecutiva que tem uma música nossa. Realmente, o sertanejo hoje tem um lugar privilegiado na música brasileira.
OSPAPARAZZI – Alcançar o reconhecimento é difícil, mas dizem que mantê-lo é mais difícil ainda. O que pensam sobre isso?
César Menotti e Fabiano: A atualização que precisa ser feita é um produto novo para o público. Ninguém aguenta ouvir a mesma música e assistir ao mesmo show por muito tempo. Lógico que existem músicas que entram para história. Mas, mesmo para manter esses hits, você precisa de outros novos. Então nossa preocupação não é manter nossas músicas sempre em primeiro lugar ou somente estarmos entre os mais tocados, mas nos preocupamos sempre em levar uma nova música e de qualidade para o nosso público.
OSPAPARAZZI – Fora dos palcos, como é a vida de vocês?
César Menotti e Fabiano: Fora dos palcos, nossa vida é normal. Temos nossos compromissos e deveres como qualquer cidadão. O que nós gostamos de fazer faz parte de uma rotina comum, como por exemplo: ir ao escritório, acompanhar o andamento das coisas, passear com nossas esposas, ir para o haras, entre outras coisas.
OSPAPARAZZI – Para finalizar, qual recado deixam para os internautas de OsPaparazzi?
César Menotti e Fabiano: Queremos deixar um beijo para todos vocês. Agradecemos ao carinho das pessoas que gostam do nosso trabalho e o respeito daqueles que não gostam têm com a gente. Muito obrigado, e que possamos nos encontram em algum show. Que Deus abençoe vocês.
Fonte: http://www.ospaparazzi.com.br/celebridades/cesar-menotti-e-fabiano-revelam-detalhes-da-carreira-3801.html