12 fevereiro 2009

César Menotti & Fabiano chega à capital para festa no ExpoBrasília

07/02/2009
Da redação
Correio Braziliense

Quem for neste sábado, às 22h, ao ExpoBrasília (Parque da Cidade) para assistir ao show de César Menotti & Fabiano verá dupla que floresceu na década do surgimento de um novo e poderoso gênero dentro da música sertaneja: o universitário. Divulgado principalmente pelos jovens estudantes, o ritmo arrebatou uma fatia da classe média urbana que antes via o som country romântico como algo brega e exclusivamente popular.

Desde 2000, ano de criação da dupla, os artistas acompanharam o nascimento de ferramentas importantes como blogs, Orkut e YouTube, hoje grandes aliadas dos irmãos sertanejos. A partir desses novos canais de divulgação, o Brasil tomaria conhecimento de um gênero com músicas simples e dançantes, feitas com arranjos de violão e acordeão em formato acústico, distante das orquestrações sofisticadas dos artistas que faziam sucesso na época. A união de músicas inéditas com regravações de clássicos resultou na fórmula de sucesso para César Menotti & Fabiano.

César Menotti é paulista de Itapira, enquanto Fabiano é paranaense de Califórnia, mas foi em Belo Horizonte que a dupla encontrou o palco para o sucesso. O início, em casas noturnas pela cidade, foi marcado por centenas de shows em barzinhos, com público crescente de jovens universitários.

Incentivados pelo pai, o garimpeiro Toninho do Ouro, os irmãos tomaram gosto pela música quando ainda eram crianças. Os anos se passaram e o crescimento profissional fez com que, em 2005, conseguissem o primeiro contrato com uma gravadora e o lançamento do CD e DVD ao vivo Palavras de amor. Depois desse, vieram mais dois discos: .com_você (com o qual a dupla faturou uma premiação no Grammy Latino de 2008, na categoria melhor álbum romântico) e Voz do coração, gravado em um parque de diversões de Belo Horizonte em agosto do ano passado.
“Quando começamos a cantar, não tínhamos a pretensão de inventar uma nova música. Procuramos fazer um trabalho particular e inédito, que não se parecesse com nenhum outro. Para nossa felicidade, abrimos caminho para muitas duplas que hoje fazem um som parecido”, afirma César Menotti. Neste sábado, durante a festa Sertanejada, os gordinhos (como foram carinhosamente apelidados os irmãos) contarão com a participação da dupla brasiliense Pedro Paulo & Matheus, que apresentará músicas do CD e DVD Pedro Paulo & Matheus ao vivo em Brasília.

Durante o show na cidade, César Menotti, de 26 anos, e Fabiano, 31, preparam um show com canções compostas pelo caçula, como Horóscopo, Mensagem pra ela e Caso por acaso. “A gente sempre procurou fazer uma música que levasse a pessoa a ter uma emoção positiva, e não a sofrer, porque nós sabemos que tanto a música pode alegrar como entristecer”, conta César Menotti.
Em março, a dupla visita os Estados Unidos para uma pequena turnê, passando por Flórida, Nova Jersey e Massachusetts. Os irmãos receberam convites ainda para apresentações na Europa e em Angola até o final de 2009. “Temos o desejo de alcançar os países hispânicos. Nossa vontade é de gravar um CD em espanhol”, revela César Menotti.

***Aqui um vídeo de uma entrevista da dupla lá em Brasilia no qual o crédito é do fã Rafael Kissane que nos enviou os links para pulblicarmos.Vlw Rafael pela dica vc tem colaborado bastante com os blogs de CM&F.Bjosssss