Tentando repetir o sucesso do disco ''Palavras de Amor'' - mas sem contar com a sorte da propaganda boca a boca -, César Menotti & Fabiano lançaram seu mais novo trabalho, ''.com_você''. ''Esse é um sonho realizado'', declarou um empolgado César Menotti, o mais falante da dupla. Sobre o flerte com a tecnologia, o cantor afirmou que não é apenas o nome do disco que remete à linguagem da internet: ele mesmo está sempre navegando em sites, principalmente para saber o que é dito sobre a dupla. ''Gosto muito de entrar no (site de relacionamentos) Orkut e no (site de vídeos online) YouTube. Temos muitos vídeos lá. E descobrimos que há mais de 200 comunidades no Orkut, sendo que a maior delas soma mais de 240 mil integrantes. Foi uma grande surpresa'', completou Fabiano.
Os irmãos aproveitaram para falar do repertório que, ao contrário do CD anterior, em que prevaleciam as regravações, aposta em músicas inéditas. Fabiano não acredita, entretanto, que a mudança de estratégia vá afastar os fãs. ''Muitas das releituras que fizemos em 'Palavras de Amor' soaram como músicas inéditas para o nosso público, que é formado por jovens'', explicou ele, lembrando que, em ''.com_você'', também há regravações, como ''Coração de Papel'', de Sérgio Reis, e ''Segura na Mão de Deus''. Entre as novas canções, estão ''www.volta pra mim'', que trata de uma tentativa de reconciliação amorosa, e a inusitada ''Nóis Bebe é Guaraná'', composição animada que mostra que César Menotti & Fabiano não são fãs de bebidas alcoólicas - opção ligada à religiosidade dos dois. ''Nós podemos fazer de tudo, menos pecar. A música do guaraná foi uma brincadeira com isso e nós pensamos: ''Quem não bebe vai se identificar e os que bebem vão achar a letra engraçada'', contou César Menotti. César Menotti & Fabiano se divertiram ao lembrar os primeiros passos da vitoriosa e meteórica carreira. ''Somos muito simples, mas o empresário teimou em contratar estilista e um médico para nos emagrecer. Claro que não deu certo'', riu César. Ele também contou uma passagem que ocorreu durante uma apresentação no programa ''Domingão do Faustão''. ''Eu contei para o Fausto que nos chamam de dupla universitária, mas se somar o que o Fabiano e eu estudamos, não dá nem o primeiro grau. Disseram que aquilo foi um desserviço, mas era só uma brincadeira'', completou, aos risos, Fabiano.
Sertanejo universitário "rouba" até público eletrônico
Luciano Assis - luciano@liberal.com.br
A festa começa e a estudante Kayla Carboni da Silva, de 21 anos, chega perto do palco com sua jaqueta jeans de uma marca famosa e o cabelo levemente pintado de vermelho. Há tempos atrás uma pessoa com o tipo de roupa que ela está usando estaria numa boate da moda, mas Kayla, assim como seu grupo de amigas, espera pela apresentação de uma dupla sertaneja.
Se as meninas não estão trajadas de botas, cinta e chapéu, os cantores que estão no palco também não têm nem de longe o perfil que se convencionou chamar de sertanejo.
Calça jeans larga e camisetas vestem os músicos, que ao lado dos fãs se preparam para mais uma noite do chamado sertanejo universitário, moda que começou a pegar no ano passado e hoje lota casas da região.
O termo universitário é pelo mesmo motivo que no passado surgiu o forró e depois o pagode universitário. É que os primeiros eventos do tipo foram organizados para alunos de faculdades das cidades de São Paulo.
PIONEIROS
A primeira dupla a ganhar fala no rádio e na TV foram os mineiros César Menotti e Fabiano, que em 2006 venderam mais discos que todas as outras duplas do Brasil. "Eles foram os primeiros e depois vieram outras duplas na cola deles se dizendo do sertanejo universitário", explicou o apresentador Cezar Polidoro, da rádio VOCÊ (AM 580), que organiza shows do estilo aqui na região.
Em 2007 o sucesso da vez foi a dupla Victor e Léo, e daí por diante até duplas que antes não faziam músicas do tipo passaram a adotar o estilo. "A gente era mais sertanejo, caipira mesmo, mas aí nosso empresário nos convenceu que era isso que estava pegando e resolvemos investir. E deu certo, porque já aumentamos nosso número de show e até vamos gravar um DVD", contou Joel (24), de Americana, que faz parceria com Goevan.