15 maio 2011

Festival do Chocolate aposta na MPB


Depois do fracasso de público do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires do ano passado, a Prefeitura da cidade optou por mudar seu perfil musical. Para a edição deste ano, programada para o fim de julho, o público poderá conferir representantes da nova MPB. Até hoje, o palco do evento recebeu principalmente nomes do sertanejo, pagode e axé, entre raras atrações de outros gêneros.

O secretário da Sejel (Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo), Guto Volpi, confirmou a presença de Maria Rita, Seu Jorge, Paula Lima, Funk Como Le Gusta e Nando Reis. 

César Menotti e Fabiano são os únicos nomes do sertanejo por ora. 

As bandas Skank, Restart e Roupa Nova estão na lista de artistas que podem se apresentar no evento, que está programado para começar em 29 de julho.

"Estamos trabalhando com reformulações. Fizemos cinco anos com a programação bem parecida. Neste ano fomos ouvir o que a população queria. Nas redes sociais e pedidos feitos à Prefeitura tinha um apelo para artistas da MPB", explica o secretário.

Outra mudança na 7º edição da festa é que as atividades voltam a ser gratuitas. O ingresso será trocado por 1 kg de alimento não perecível. No ano passado os ingressos eram vendidos antecipadamente, com preços entre R$ 10 e R$ 20.

Volpi conta que algumas das razões para a queda do público em 2010 foi a cobrança dos ingressos. "No ano passado, o festival não obteve tanto sucesso. O alto preço dos shows e o tempo instável foram alguns dos motivos para a queda de público." A Prefeitura tinha expectativa de receber 200 mil pessoas. No entanto, só 96 mil passaram pelo Complexo Ayrton Senna durante os dez dias.

O festival também contará com a participação de artistas regionais. "Os músicos do Grande ABC terão espaço garantido. Finalmente vamos expandir a festa para o resto do Centro da cidade. Teremos apresentações no coreto da Praça da Matriz e na Vila do Doce", diz. As principais atrações do evento ainda continuam no Ayrton Senna.

A parte gastronômica da festa também sofrerá alterações. A quantidade de barracas deve diminuir em 30%, de acordo com o secretário. "Essa mudança foi debatida com a associação comercial da cidade. Chegamos à conclusão que existiam muitas barracas com produtos repetidos.

O objetivo é que exista uma maior diversidade de sabores", declara. Os comerciantes que participam há mais tempo do evento terão preferência na continuidade dos serviços.

Prefeitura ainda não divulgou o investimento no festival. Em 2010, o orçamento ficou em R$ 5 milhões.

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