15 maio 2011

Louveira celebra sua tradição com a 44ª Festa da Uva.


 A Prefeitura de Louveira está organizando a 44ª edição da Festa da Uva do município, que neste ano também realiza a 1ª ExpoCaqui. O tradicional evento acontecerá entre os dias 30 de abril a 15 de maio, aos sábados e domingos, na Área de Lazer do Trabalhador, das 10 horas à meia-noite..

Os visitantes poderão participar de exposição e venda de frutas pelo próprio produtor, além de prestigiar shows regionais, venda de vinhos, artesanatos, parque de diversões, mini shopping, boa comida e muita diversão. A festa oferece também passeios pela zona rural da cidade que mostrarão a história de Louveira e a beleza dos campos cultivados, das plantações de uva e outras.

Tendo sua primeira edição realizada em janeiro de1956 a Festa da Uva de Louveira foi uma iniciativa criada com três objetivos principais: celebrar mais uma safra; realizar uma confraternização envolvendo e aproximando as comunidades agrícolas e o meio urbano do município; e divulgar a qualidade da Uva Niagara, uma variedade característica da nossa região que pelo incessante trabalho de gerações de viticultores é hoje, ao lado da Uva Itália, a variedade de uva mais consumida no Brasil, sendo cultivada em boa parte do território nacional.

A Uva Niagara Rosada surgiu de uma mutação da Uva Niagara Branca (oriunda do Estado americano do Alabama) ocorrida em 1933 no bairro do Traviú, que na época pertencia ao então Distrito de Louveira, município de Jundiaí.

A história oficial conta que o produtor Aurélio Franzini, patrono de tradicional família que hoje reside no bairro da Abadia, foi o autor da descoberta de cachos de cor rosada em um galho de uma planta de Uva Niagara Branca cultivada nas terras do Comendador Antônio Carbonari. No mesmo ano uma mutação semelhante ocorreu nos parreirais da Família Gumiero, também em Louveira.

Muitos afirmam que a verdadeira disseminação da Niagara Rosada pela região partiu de ramos doados aos viticultores da época pela família Gumiero. Esse fato histórico aliado ao trabalho de famílias tradicionais de viticultores (com destaque para a família Pagotto) tornaram Louveira referência de qualidade para a Uva Niagara Rosada.

Atrações

O primeiro final de semana da 44ª Festa da Uva de Louveira contará com os shows do grupo Sorriso Maroto, no dia 30 de abril; Daniel, dia primeiro de maio; 7 de maio, Alexandre Pires; 8 de maio Calcinha preta; 14 de maio, Zezé Di Camargo e Luciano e, 15 de maio César Menotti e Fabiano.

SERVIÇO:

44ª Festa da Uva de Louveira e 1ª ExpoCaqui

Local: Área de Lazer do Trabalhador – Rodovia Romildo Prado, Km 01, Louveira/SP

Dias: 30/04; 01/05; 07/05 08/05; 14/05; 15/05

Mais informações: 19 – 3878-4222


VALOR DO INGRESSO : R$ 5,00 APÓS AS 17H00.

Nenhum comentário: