14 novembro 2013

São João de Arcoverde - 2013 - Quarta Noite | Shows de César Menotti e Fabiano e Lirinha

A cerca de 250 km da capital pernambucana a cidade de Arcoverde é considerada  como o portal do sertão. Mas em pleno mês de junho não espere frio durante a noite. Neste domingo (23) os termômetros chegaram a marcar 19 graus na cidade. No Pátio da Madeira, palco das principais atrações do São João arcoverdense, porém, o calor era humano. Um belo e grande público, de mais de 30 mil pessoas, se reuniu para acompanhar os shows de César Menotti e Fabiano, Lirinha e Forró Santa Dose. Do sertanejo ao forró a caminhada foi grande e repleta de momentos cobertos de emoção e nostalgia.



Natural de Itabira/São Paulo e Califórnia/PR, mas apaixonada por Belo Horizonte, a dupla iniciou a noite musical por volta das 22h30 com o hitt “Caso Marcado”. Fabiano falou sobre a felicidade de estarem de volta à cidade que recebeu o primeiro show da dupla em pernambuco: “eu sei que o coração do pernambucano é dominado pelo forró. Mas eu estou sentindo que tem um lugarzinho nesse coração que está pulsando cada vez mais pela música sertaneja”, declamou introduzindo a música “Como um Anjo”, o principal single dos mais de 10 anos de estrada da dupla.

Impressionante a participação do público durante o show. Os fãs juntaram-se ao palco e cantaram em coro músicas como “Sem Medo de Ser Feliz”, “Esperando na Janela”, “Do Lado Esquerdo”, “Bão Tamém” e “Lugar Melhor que BH”. As últimas duas são grande exemplos do forte regionalismo que exala tanto do soprano quanto do contralto. As letras e melodias das canções e o sotaque de ambos não nega suas raízes sertanejas. César e Fabiano continuaram seguindo a linha autoral com “Tchau, Tchau Amor”, “Estressada”, música do novo cd e dvd, e mais sucessos como “Telefone Mudo”, “Amor em Dobro” e “Ciumenta”.

Alternando com o tom autoral da apresentação, César e Fabiano investiram em novas roupagens de velhas conhecidas canções populares. “Tocando em Frente”, de Almir Sater, popular pelos versos “ando devagar porque já tive pressa…” levou o público à comoção e nostalgia. Em um ano cheio de homenagens a Renato Russo, “Será” foi a Legião Urbana no setlist da dupla sertaneja. Voltando ao moderno, muita animação com “Camaro Amarelo” e “Fiorino”, sucesso de Gabriel Gava, hitt no São João. Sabendo formar uma competente e diversa seleção musical, a dupla protagonizou uma esperada, vibrante e surpreendente apresentação. Foi o sertanejo que ecoou na porta do Sertão pernambucano.

Após um resgate sertanejo de “Esse Cara sou Eu” e “Jesus Cristo eu estou aqui”, ambas de Roberto Carlos, fim de primeiro show da noite em Arcoverde. A próxima atração levou a “psicodelia pernambucanizada” ao palco do pátio de eventos. Advindo da extinta banda Cordel do Fogo Encantado, José Paes de Lira, o Lirinha, apresentou ao público de sua terra natal sucessos da ex banda, dentre outras canções de sua carreira solo, como a impactante “Memória”, um anúncio sobre a “não morte” de nada no mundo. Durante o show, Lirinha também recebeu um grupo de côco de roda, Samba de Côco, transformando o palco de Arcoverde em um cenário epifânico de cultura e espiritualidade.










Nenhum comentário: