12 novembro 2013

Especial César Menotti e Fabiano no Programa Inezita Barrozo

 Ao lado de Inezita Barroso, dupla recebe Léo Canhoto e Robertinho, Djalma e Nilsinho, Vital e Biro-Biro e o irmão Fábio Lacerda.


O Viola, Minha Viola embala o ano de 2013 com um pé no presente e outro em nosso passado de orgulho. No domingo de Páscoa (31/03) e no sábado (06/04), o programa de Inezita Barroso apresenta um musical especial com a dupla César Menotti e Fabiano e grandes convidados – Leo Canhoto e Robertinho, Djalma e Nilsinho, Vital e Biro-Biro e até o irmão da dupla, Fábio Lacerda. Destaque para as músicas “Cheiro de Relva” (Dino Franco/José Fortuna), “Herói Sem Medalha” (Sulino) e “Luar do Sertão” (João Pernambuco/Catulo da Paixão Cearense), que foi cantada por todos ao final do programa.

“Temos a honra de ver a música caipira resistir ao tempo e encantar diferentes gerações”, diz Inezita Barroso na abertura do programa. A cantora e folclorista conversa com os dois irmãos sobre os sonhos do pai deles para que fossem artistas. O garimpeiro Toninho do Ouro, como era conhecido, era fã confesso de música caipira e também do Viola, Minha Viola. A morte dele há cerca de um ano ainda é uma lembrança forte para os filhos. Contudo, isso não impediu que eles fizessem no palco um encontro histórico. Fábio Lacerda, irmão que fez a primeira formação da dupla com Fabiano, cantou “Oceano da Vida” (José Fortuna/Zé Carreiro) junto com César Menotti no palco.

Outro encontro marcante é o de César Menotti e Fabiano com a dupla veterana Leo Canhoto e Robertinho, chamados por eles de “professores” e “uma das principais influências”. Os quatro cantaram juntos “Último Julgamento” (Léo Canhoto) e “Vamo Tomá um Pingão” (Léo Canhoto). Djalma e Nilsinho, outros parceiros de longa data, cantaram “Velha Canoa” (Crisóstomo/Belmonte), canção famosa de Belmonte e Amaraí. E também Vital e Biro-Biro presentearam o público com “Obras de Poeta” (Vital/Chico Lau). Acompanham os cantores ao longo de todo o programa, os músicos do Regional Viola, Minha Viola: Joãozinho (violão), Arnaldo Freitas (viola), Leandro (baixo), Escurinho (percussão), além dos convidados especiais Márcio Teixeira (percussão) e maestro Marinho (acordeon). Ao final, todos os convidados se juntaram no palco para “Luar do Sertão” (João Pernambuco/Catulo da Paixão Cearense), com solo de voz de Inezita Barroso, declamações de César Menotti e coro de todos no clássico refrão: “Não há, ó gente, ó não, luar como esse do sertão”.

César Menotti e Fabiano viveram em Ponte Nova até a adolescência e se mudaram para a Belo Horizonte onde começaram a ganhar espaço tocando em bares frequentados por universitários. Hoje a dupla, um dos maiores sucessos da música brasileira, coleciona recordes de público e de vendas. A origem dos dois é humilde. Filhos de garimpeiro, os dois passaram a infância de cidade em cidade, acompanhando os sonhos do pai, que também era fã de música caipira. A primeira formação da dupla em família foi feita entre os irmãos Fábio e Fabiano. Posteriormente em Belo Horizonte, Cesar e Fabiano se juntaram para buscar o sucesso.

Também pode ser atribuída aos “irmãos Menotti” uma fundamental participação na proliferação da música sertaneja e da autêntica música caipira junto ao público jovem atual. Em 2009 a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. A popularidade da dupla rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Do começo da carreira até hoje já venderam cerca de 1 milhão de cópias.

Repertório:

Rio de Lágrimas, por Inezita Barroso

Garça Maguari, por César Menotti e Fabiano
Obras de Poeta (Os Passarinhos), por César Menotti e Fabiano e Vital e Biro-Biro
Herói Sem Medalha, por César Menotti e Fabiano
Último Adeus, por César Menotti e Fabiano
Velha Canoa, por César Menotti e Fabiano e Djalma e Nilsinho
Boiadeiro Errante, por César Menotti e Fabiano
Pout-pourri de viola, por César Menotti e Fabiano
Cheiro de Relva, por César Menotti e Fabiano
Último Julgamento, por César Menotti e Fabiano e Léo Canhoto e Robertinho
Vou Tomá um Pingão, por César Menotti e Fabiano e Léo Canhoto e Robertinho
Oceano da Vida, por César Menotti e Fabiano e Fábio Lacerda
Luar do Sertão, com Cesar Menotti e Fabiano, Inezita Barroso e todos os convidados

Alguns trechos do programa:



Fonte:
Oceano da Vida, por César Menotti e Fabiano e Fábio Lacerda



César Menotti e Fabiano, Inezita Barroso & Cia



César Menotti & Fabiano e Djalma & Nilsinho: Velha canoa

Nenhum comentário: