30 dezembro 2010

Melhores discos de 2010


“Como anunciado, a lista feita pelos leitores do Universo Sertanejo não seria baseada em competição de quem conseguisse dar mais votos ou organizasse campanhas de votação. A intenção é de que as pessoas que frequentaram o blog durante todo o ano tivessem sua opinião retratada nessa lista. Alguns discos ficaram para o ano que vem, por causa da data de lançamento. Seguem os 10 melhores discos de 2010, eleitos pelos leitores do Universo Sertanejo. Em seguida, os meus cinco melhores” – André Piunti.
1. Jorge e Mateus – Aí já era
2. Luan Santana – Luan Santana Ao Vivo

3. Victor e Leo – Boa sorte para você

Lançado em novembro, a canção que dá nome ao disco vem sendo trabalhada nas rádios desde outubro. Ao mesmo tempo, diversas rádios resolveram apostar em “Rios de amor”, canção que faz parte da novela Araguaia. É um disco muito diferente de seu antecessor, o que acarretou em longas discussões mesmo entre os fãs.
 
4. Fernando e Sorocaba – Acústico
5. Bruno e Marrone – Sonhando
6. João Bosco e Vinícius – Coração Apaixonou
7. João Carreiro e Capataz – Xique Bacanizado Ao Vivo
8. Zezé di Camargo e Luciano – Double Face
9. César Menotti e Fabiano – Retrato
10. Guilherme e Santiago
  “A quem se interessar, segue abaixo minha opinião seguida de alguns palpites. Curiosamente, cada CD foi feito por um produtor diferente (em ordem: Guto Graça Mello/Victor, Sorocaba/Ivan Miyazato, César Augusto, Pinocchio e Dudu Borges)” – André Piunti.
 
1. Jorge e Mateus – Aí já era
2. Guilherme e Santiago – Tudo tem um porquê
3. Zezé di Camargo e Luciano – Double Face (CD 1)
4. Fernando e Sorocaba – Acústico
5. vitor e Leo - Boa sorte pra você
Dos cinco discos escolhidos por mim, quatro possuem uma característica em comum: a de seguirem por um caminho que ninguém esperava. O álbum “Boa sorte para você” conseguiu desagradar até quem é fã, mas fez com que a dupla reforçasse a ideia de que não está presa a nenhum estilo e que permanece, como sempre, fugindo de rótulos. O trabalho é basicamente todo acústico, e pouco lembra o disco anterior, “Victor e Leo ao vivo”. A música sertaneja mais tradicional está presente na maioria das canções, em um momento no qual os artistas quebram a cabeça para saber como lidar com essa tal “onda pop” na música sertaneja. “Boa sorte para você” mostra uma dupla muito mais preocupada com a carreira do que com o sucesso instantâneo, o que os destaca cada vez mais na história recente do sertanejo.
Fonte: Universo Sertanejo – André Piunti.

Nenhum comentário: