03 maio 2012

Homenagem ao dia 03/05 "Dia do Sertanejo"




O sertanejo é, antes de tudo, um forte.
(Trecho do livro Os Sertões.)


Hoje, dia 3 de maio, é comemorado o “Dia do Sertanejo”


Diversas cidades comemoram o “dia” em datas diferentes, por exemplo Maringá, que comemora no último domingo de setembro, de acordo com uma lei municipal.


O Sertanejo comemora, em 2012, seu 48º ano de existência e é destaque no Twitter. É sabido que o ritmo é bem mais antigo, mas a data de 3 de maio de 1964 serve de refêrencia para a comemoração da criação do gênero.


Em 1975, o deputado federal Jorge Paulo, do MDB, apresentou um projeto de lei que previa instituir nacionalmente o “Dia do Sertanejo” em 3 de maio, mas o projeto foi arquivado.


O ritmo como é conhecido atualmente, porém, surgiu em 1929, quando o jornalista e escritor Cornélio Pires fez gravações de "causos" e fragamentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulos mineiros, sudeste goiano e matogrossense. Na época, o gênero era conhecido como música caipira, cujas letras evocavam o modo de vida do homem do interior, assim como a beleza bucólica e romântica da paisagem interiorana.


Entre as duplas, as pioneiras foram Zico Dias e Ferrinho, Laureano e Soares, Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula. Foram as pioneiras das modas de viola, de temática principalmente ligada à realidade cotidiana, em 1934. Com o tempo, as modificações melódicas e temáticas (do rural para o urbano), somando à introdução de novos instrumentos musicais consolidaram, na década de 1980, um novo estilo moderno da música sertaneja, chamado hoje de "sertanejo romântico". 


Os principais representantes desta era são Chitãozinho & Xororó,Cezar e Paulinho,João Paulo e Daniel, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Chrystian & Ralf, João Paulo & Daniel, Gian e Giovani e Roberta Miranda.


Visando um lucro ainda maior, a indústria fonográfica lançou, na década de 2000, um movimento chamado "sertanejo universitário", revelando nomes como Cesar Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba.


Parabéns Cesar Menotti e Fabiano e para todos sertanejos do nosso Brasil.


Fã clube Oficial "Caso Marcado" Cesar Menotti e Fabiano

Nenhum comentário: