21 agosto 2009

Barretos abre a maior Festa de Rodeio da América Latina...

César Menotti e Fabiano em Barretos dia 28/08/2009
Apesar da chuva, os preparativos para a Festa do Peão de Barretos estão a todo vapor. Durante toda a noite, os operários irão trabalhar na montagem do palco e da arena onde irão ocorrer os shows e as montarias da maior festa do peão da América Latina, que começa nesta quinta-feira (20) em meio a muitas expectativas.

Com a pandemia da nova gripe e em ano de crise, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos chega à sua 54ª edição e já cinquentona promete novidades e estreias. Esse ano há duas, em particular, que são muito esperadas: o primeiro show de Roberto Carlos e a Copa Mundial de Montarias em Touro, evento esportivo que será realizado pela primeira vez no Brasil.

Outra novidade são os monumentos ao Touro Bandido; à montaria em touro e à montaria em cavalo, além do Museu do Trator. Inaugurados nesta quarta-feira (18), fazem companhia ao Monumento ao Peão.

Mas não é só isso. A festa terá mais de 120 shows de diversos estilos, do gospel ao axé, passando, claro, por muito sertanejo. A cultura caipira, aliás, é estimulada em todos os espaços do Parque do Peão, onde é realizado o evento. A queima do alho, as apresentações de dança ou as de duplas de violeiros são algumas das tradições cultivadas.

Para muitos frequentadores tradicionais, a Festa do Peão é dividida em duas partes. O primeiro fim de semana são de grandes shows e o segundo é frequentado pela “turma do chapéu”, ou seja, aqueles que gostam de curtir o rodeio.

Mas há três anos isso mudou e a festa agora tem shows todos os dias. Esse ano passarão pelos quatro palcos do Parque do Peão e por trios elétrico que percorrem as ruas do recinto, cantores como Latino, Zezé di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Victor & Leo, Banda Eva, Padre Fábio Melo, Alexandre Pires, Zé Henrique & Gabriel, Gian & Giovani, Chitãozinho & Xororó, Cesar Menotti & Fabiano dia 28/08, Hugo Pena & Gabriel, Gino & Geno, Teodoro & Sampaio, Rio Negro & Solimões e Orquestra de Viola de Música Raiz, entre muitos outros.

54 anos

O rodeio de Barretos de 2009 vai começar nesta quinta-feira (20), às 19h54 em ponto. Isso porque a festa comemora 54 anos. A história da festa começou em 1955 com a iniciativa de alguns amigos que queriam levar diversão à cidade. Para participar do clube havia apenas duas condições: ser solteiro e ter independência financeira, daí o nome ‘Os Independentes’, que até hoje organiza a Festa do Peão de Barretos.

No ano seguinte, a primeira festa foi realizada em um picadeiro de circo com o objetivo de ajudar as entidades assistenciais da cidade.

Em 1985, no primeiro ano de realização da festa no Parque do Peão, o público foi de 65 mil pessoas, cinco vezes maior do que o que era comportado pelo Parque de Exposições Paulo Lima Correia.

Saiba mais no blog Viva Barretos

Nenhum comentário: